Durante a vida intra-uterina o BEBÊ passa muitos meses numa "piscina" de solução aquosa neutra, fisiológica, quase sem atrito, isenta de micróbios e de temperatura constante e agradável chamada de LÍQUIDO AMNIÓTICO!
Com o nascimento a PELE que é o maior órgão do corpo humano sofre muitas alterações!
A PELE:
•Após o nascimento a PELE é renovada continuamente(células externas são renovadas por células internas em constantes movimentos) e se desenvolve aumentando a espessura das camadas(epitélio, derme e hipoderme).
•Colonização da PELE: gradualmente ocorre formação da FLORA BACTERIANA que possui função protetora importante contra as bactérias nocivas.
•É a PRIMEIRA LINHA DE DEFESA do Corpo Humano contra invasores externos como bactérias, vírus, fungos, toxinas, insetos e vermes.
•É fundamental na Regulação da temperatura do corpo.
•ABSORÇÃO pela PELE: maioria das substâncias podem ser absorvidas, bastante ou pouco, através da PELE dependendo do tempo de contato e concentração(Medicamentos,
*PELE das crianças demora de 6meses a 2anos para criar proteção razoável.
O uso de PROTETOR SOLAR é permitido só após 6meses de idade... com critérios(sempre menos química, corantes e perfumes)!
O uso de REPELENTE é muito controvérsia.
Normalmente só é permitido após 2anos de idade, porém devido ao surgimento das doenças transmissíveis por mosquito Aedes aegypti como DENGUE, Chikungunha, Zikavirus, Febre Amarela... permitimos a partir de 1ano com critérios mais rigorosos ainda:
*REPELENTES são TÓXICOS e podem ser absorvidos pela PELE do seu BEBÊ!
*Evite uso abusivo.
*Sempre mais suave possível.
*Evite Aerosol e Spray devido ao risco de absorção pela respiração.
*Passar só nas áreas expostas(pode ocorrer absorção maior quando coberta pelas roupas).
*Evite passar nas mãos e nos pés devido ao risco de BEBÊ chupar(use meias e luvas).
*Pode até aplicar nas roupas porém longe do BEBÊ.
*Temos muitas outras opções de REPELENTES que proporcionam menor risco ao seu BEBÊ.... como à base de Citronela Natural(loção, pulseira e adesivo).
Peça orientação ao seu pediatra!