Hoje em dia a maioria das mamães trabalham e retornam ao serviço após o período de Licença Maternidade(4 a 6meses) ..... é uma Época Terrível para as mamães!
Para minimizar este impacto da mudança é altamente recomendada a retirada do Leite Materno pra ser oferecido continuamente ao bebê fazendo o próprio BANCO DE LEITE!
COMO EXTRAIR?
Há diversos aparelhos:
•Extratores que parecem com Buzina com borracha redonda na ponta e que parecem com Seringa gigante: não são muito eficientes e podem machucar os bicos dos seios.
•Aparelhos por Pressão Manual: existem diversos modelos no mercado (deve fazer teste-drive para ver qual se adapta melhor).
•E por Pressão Elétrico: tem vantagem de ser mais prático e há modelos que simulam a sucção do bebê variando intensidade nos movimentos!
•Manual: mães conseguem tirar leite ordenhando seu seio adequando às suas características e medindo dores(se praticar é um excelente método).
COMO E ONDE GUARDAR?
Para ser oferecido no mesmo dia pode ser guardado na geladeira por até 12h. Fora da geladeira no máximo 2h.
Há vários potes de plástico ou de vidro e saquinhos descartáveis para guardar leite materno(caso plástico sempre LIVRE DE BPA).
Guarde no congelador ou no freezer!
TEMPO DE CONSERVAÇÃO:
•Congelador da geladeira comum(temperatura média de -10°C): 15dias.
•Congelador Duplex(média de -15°C): 1 a 2meses(usar no mínimo 50% do espaço para esta finalidade).
•Freezer(< -18°C): 3 a 4meses.
NÃO ESQUEÇA:
✅ Higienização adequada das mãos e dos potes.
✅ Datar os potes e oferecer os mais antigos pra não desperdiçar.
✅ Não recongele o leite descongelado.
PARA DESCONGELAR:
Não use Micro-ondas, use Banho-maria ou na água quente.
Ofereça ao bebê numa temperatura próxima do corpo como o leite materno!
Tirar, Guardar, Descongelar.... dá um bocado de trabalho porém vale MUITO MUITO MUITO a pena, seu bebê merece este alimento DIVINO que é LEITE MATERNO!
Mesmo que seja parcial ou até poucos mls.... já fará muita diferença na IMUNIDADE e no DESENVOLVIMENTO COGNITIVO do seu FUTURO CAMPEÃO!
Força mamãe você consegue!!!
Dou PARABÉNS para as mães antecipadamente!